23 agosto, 2015

Como definir os cachos





Ressecados, de corte difícil e trabalhosos no dia a dia: são inúmeras as queixas para os cabelos cacheados e até desanimam quem gosta de andar sempre linda.

Devido ao formato encaracolado dos fios, os cachos impedem que a oleosidade natural e hidratante deslize do comprimento até as pontas, como acontece nos cabelos lisos, sendo o fator que compromete a forma dos cachos e até a saúde dos fios.

Cabelos cacheados são geralmente volumosos, ressecados e delicados, porém esses fatores são características e não defeitos, eles só merecem cuidados especiais e tem como dar um jeitinho nele sem precisar ir ao salão uma vez por semana ou pedir socorro aos alisantes para ganhar praticidade. Vejamos algumas dicas:


  • Descartando a escova

Para preservar seus cachos definidos, esqueça a escova e deixe o pente de lado de vez em quando – você pode desembaraça facilmente com seus próprios dedos, tendo um pouco de paciência. Contudo, na hora do banho, usar um pente de dentes largos resolve grande parte dos seus problemas: após aplicar o condicionador ou durante a hidratação, passe o pente em todo o comprimento, desembaraçando as mechas com cuidado; já que os fios estão maleáveis, não se quebram com facilidade.


  • Xampu Sem Sal

 No rótulo, ele aparece como lauril sulfato de sódio (ou LSS) e costuma ser indicado para todos os tipos de cabelo. Na prática, é o famoso “sal”, que tira o brilho dos fios e aumenta a elasticidade deles.

O uso periódico de xampus sem LSS promove uma limpeza mais profunda dos cabelos, retirando restos de outras lavagens sem agredir os fios – como faz o xampu antiresíduos. Isso acaba com o aspecto pesado e deixa os cachos mais maleáveis, e sem necessidade do pente. O LSS é usado para fazer mais espuma durante a lavagem – o que facilita a identificação.


  • Bom creme de pentear

Os cremes para pentear dão fim no aspecto revolto dos cachos, além de compensar a falta de hidratação. E o segredo para tirar proveito desse cosmético é dosar bem a quantidade: não adianta empapar os fios porque eles vão ficar sem movimento e com aparência suja, nem aplicar com pouco porque as partes mal distribuídas irão certamente frizzar.

Os cremes que contém óleo em sua composição, são os mais indicados para quem busca o efeito hidratante imediato. É indicado também, que seu creme contenha fator de proteção solar, evitando o ressecamento e as queimaduras de sol.

O modo de aplicação do creme também influencia no resultado: para que o produto não se acumule numa região, jogue todos os fios para a frente e espalhe o creme nas mãos, aplicando do comprimento em direção às pontas, mecha á mecha. 

Depois, seque com o difusor ou, se preferir, tire o excesso de água com uma toalha, sem torcer os fios e deixe secar naturalmente. Aconselho que substitua a toalha por uma camiseta de algodão: pode ser aquela que você usou mesmo. Ela removerá o excesso de creme sem frizzar os fios, é somente dá aquela amassadinha costumeira.

 Você pode substituir a toalha também na hora de retirar o excesso de água quando lavar o cabelo, essa prática também te ajudará a prevenir o frizz.

  • Texturização/ Definição

Experimente diferentes texturizações e identifique a que melhor define seus cachinhos. 

Obs: O método da texturização é indicado para quem está na transição, mas também é usado por quem já tem seu cabelo totalmente natural.  Caso haja interesse, abaixo, segue alguns links que ensinam como fazer.









  • Hidratação

A hidratação vai ajudar você a conseguir cachos mais macios e brilhantes. Cabelos finos pedem cremes mais fluidos, extraídos de óleos vegetais, como o que vem da amêndoa.

Os fios mais grossos, por serem mais pesados, podem apostar em cremes mais consistentes e densos. Espalhar a máscara com os dedos, passando a mão várias vezes pelo cabelo aquece os fios, e faz com que as cutículas se abram e permitam que o produto penetre melhor nas fibras capilares.

  • O corte certo

Cabelos cacheados não precisam de cortes retos, porque aumentam demais o volume e tiram a definição dos cachos. O desfiado também não é indicado, porque tira o peso das pontas: o que é necessário para dar forma aos anéis. Repicado é a melhor solução pois resolve os dois problemas ao mesmo tempo: define os cachos e reduz o volume, sem tirar tanto o peso.

Agora é só investir e arrasar!

Bjus


Nenhum comentário

Postar um comentário

Desenvolvido por: Adorável Design Editado por: RM Design

imagem-logo